sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Angústias do processo


Se eu tivesse problemas cardíacos, com certeza teria morrido durante o processo de seleção haha. Tudo começa quando você decide se inscrever para o Programa.

1º fase: Na primeira fase de seleção (a da sua universidade) não tem muitas emoções, pois você só deve preencher os pré- requisitos básicos que ela exige, que na maioria das vezes são iguais aos do Cnpq. Normalmente quem está com tudo certo é homologado, tendo em vista que cada universidade pode homologar quantas pessoas ela quiser e que o objetivo delas é enviar o maior número de pessoas para estudar no exterior. Na minha universidade tinha eu e mais outra pessoa concorrendo para Coréia do Sul. Só eu passei. Meu palpite é que a outra pessoa não atingiu os pré-requisitos mínimos. Lembro-me do dia que eu recebi a notícia de que tinha sido homologada. Eu estava no estágio e vi que tinham publicado a lista dos selecionados no site da universidade. Entrei no site, vi meu nome na lista e fiquei bem feliz até, embora aquela seleção fosse a mais simples, se eu não passase naquela era o fim da linha para mim haha.

2º fase: Bom, mas foi ai que a adrenalina começou a rolar solta. Esta era a fase de homologação por parte do Cnpq. Eu estava morrendo de medo desta fase, porque eu fiquei sabendo de muita gente de outros editais (não necessariamente para Coréia do Sul) que preenchia todos os pré- requisitos e mesmo assim não tinha sido selecionado. Ainda tinha aquela história do bendito Enem. Não vou entrar nesta discussão porque até hoje eu não entendo como eles utilizam o Enem. A questão era: assim como muitos, eu não fiz o Enem, pois entrei na universidade em 2009 e a minha universidade não exigia o Enem. O contato da KFPP no face, já tinha avisado que o Cnpq havia atrasado a entrega dos nomes para eles, e que por isso ainda não tinham encaminhado os e-mails para o povo selecionado com os próximos passos. Uma bela noite estava eu navegando no facebook, quando no grupo do Csf/ Coréia alguém posta que recebeu um e-mail da KFPP. Quase surtei. Entrei correndo no meu e-mail e adivinhem??? Nothing ¬¬. A partir daí mais pessoas começaram a postar que tinham recebido o e-mail. Eu ia me desesperando cada vez mais, a tecla F5 do meu notebook já estava pedindo pra sair coitada haha. Fiquei até de madrugada dando F5 e nada. Fui dormir quase chorando. No outro dia acordei bem cedo e a primeira coisa que fui fazer foi olhar meu e-mail. Quando eu vi que havia 1 e-mail não lido e aquela escrita em hangul, nem abri direito o email. Já sabia que eu havia sido selecionada. Sai correndo, gritando e chorando, chamando meus pais para dar a notícia.

3º fase: Começaram então as preocupações com a escolha das 3 universidades que eu gostaria de estudar. Depois de escolhidas, mais preocupação em fazer um application form perfeito. Depois de enviada toda documentação, foram dias angustiantes, atualizando meu email/página do facebook/Plataforma Carlos Chagas a toda hora em busca de alguma notícia. No face o contato da KFPP publicou uma msg que a maioria das universidades já haviam enviado o resultado, e que ele iria atualizar nossa plataforma com o resultado. Derrepente começam a mudar os status na plataforma Carlos Chagas para algumas pessoas. Constava agora o nome do departamento que a pessoa iria estudar. Pra variar ainda não tinha nada na minha plataforma. Das 3 universidades que eu escolhi, 2 já haviam enviado os resultados. Restava apenas a minha 1º opção de universidade, mas como na plataforma não saía o nome da universidade em que o candidato iria estudar, e sim apenas o nome do departamento, ninguém tinha certeza para onde iria, pois algumas universidades têm departamentos com o mesmo nome. Ou seja, ou eu não tinha sido jogada para escanteio ou a minha 1º opção de universidade ainda não tinha divulgado o resultado. Graça a Deus,aconteceu a 2º opção \o/. Quando o Cnpq divulgou a lista dos aprovados, informaram que faltava o resultado de 3 universidades, incluindo a minha. Um dia depois, entrei em contato com o contato da KFPP pelo face. Ele disse que todas as universidades já tinham enviado o resultado, mas que o site da plataforma estava com problemas e ele não estava conseguindo entrar. Algumas horas depois ele disse que o Cnpq arrumou o site, mas que estava tarde e ele precisava ir para casa, senão ia perder o metrô. Quase arranquei meus cabelos, pois teria que esperar mais 1 dia para saber o resultado. Se eu não me engano tive que esperar uns 2 dias e finalmente minha plataforma Carlos Chagas foi atualizada e logo depois o Cnpq divulgou a 2º lista com o nome dos aprovados que faltavam.

4º fase: Pensa que as preocupações acabam quando você é aprovado?! É ai que elas começam haha. Começa a fase em que você deve se registrar na universidade, rezar para que o Cnpq deposite logo o dinheiro, fazer o visto, fazer seguro, comprar passagem aérea, fazer sua matrícula, se despedir da sua família e amigos, etc. Bom no momento estou nesta fase. Daqui para frente com certeza mais preocupações virão, mas estou tão feliz que não ligo muito para elas. Afinal, existe um ditado que diz: Se fosse fácil não teria graça!

Próximo post será sobre: Gastos com o programa. O que está incluso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário